segunda-feira, junho 20, 2005

Museus abertos no verão

Li no Público que o Sr. Presidente do IPM disse que este verão todos os museus estariam abertos. Pensei comigo mesmo: "País bom este onde a normalidade é notícia!" (Leia-se com sarcasmo!) Nos tempos que correm a notícia deveria ser "Museus vão alargar os horários no verão!", mas como esse grande monstro, o défice, não deixa contratar pessoal estamos tramados! Será que não há forma de obter um mecenas que por acaso seja uma empresa de segurança e que, por acaso também, se possa associar a todo o IPM!? Deixo a sugestão... afinal se se tratar de uma exposição estas coisas arranjam-se não é!?

quarta-feira, junho 15, 2005

Colecções escondidas

Leio no Público a interessante notícia intitulada "Museus Britânicos convidados a mostrar colecções" e fico intrigado. O título intriga, mas a notícia explica e bem. A Associação dos Museus Britânicos acredita que os museus associados a ela devem mostrar mais as suas colecções ou então emprestá-las a outras instituições para que estas o façam. "... "As colecções são potencialmente o activo mais precioso dos museus, mas que negócio permitiria que 80 por cento dos seus activos não fosse usado, ao mesmo tempo que consome significativos recursos financeiros?", perguntam os autores do relatório. " Este texto extraído do Público deveria fazer pensar todos os responsáveis pelos museus sobre a interacção entre as instituições. Quantos casos de colecções conhecemos que estão nas reservas dos principais museus, sem nunca verem a luz do dia!? A importância destes objectos pode ser desprezada!? Porque não criar uma rede de exposições que possam mostrar mais do que o habitual!? Como diria o outro "vale a pena pensar nisto!"

segunda-feira, junho 06, 2005

Museus: Pontes entre Culturas

Este é o tema, para este ano, das comemorações que são realizadas a 18 de Maio nos museus de todo o Mundo. Não podia ter sido melhor escolhido se olharmos ao contexto internacional. Os museus são em todo o mundo o repositório da cultura humana, melhor das Culturas humanas, da sua evidência material (na maior parte dos casos), mas também do que de imaterial tem o património que vamos construíndo e legando de geração em geração. Que melhor sítio se poderia escolher para mostrar as diferenças e as estudar com um espírito aberto!? Em que outro sítio, tirando os Arquivos e Bibliotecas (e mesmo estes limitados ao aparecimento da escrita), poderiamos mostrar e explicar a "Aventura Humana" de forma tão realísta!? O simples contacto com um objecto produzido à milhares de anos não é motivo de admiração por todos nós!? Não é perceptível que a determinado ponto da História eramos mesmo todos iguais!? Que o continuamos a ser não poderá ser mostrado pela simples mostra de pontos de contactos de civilizações!? Hoje o peso da cultura das diferentes sociedades parece que nos quer repartir em diversos caminhos. Traçando no mapa do desenvolvimento humano diferentes formas de se chegar a um mesmo local. Assim todas as sociedades procuram sobreviver e encontrar a melhor forma de o fazer, mesmo considerando algumas estarem mais à frente nesse caminho que outras. Mas será mesmo assim!? Estaremos mesmo mais à frente do que outros!? Não andamos todos na mesma estrada, mas com carros distintos!? Pontes entre Culturas é o tema ideal para os museus na actualidade mostrarem a importância do seu papel nas sociedades, a Educação. Não apenas para o conhecimento científico, mas principalmente para a cidadania. A razão de diferendos entre culturas seria certamente menor, se entre elas existisse conhecimento mútuo.